Pesquisa

Número de trabalhos acadêmicos realizados tendo a OSC como objeto de pesquisa

Enquanto campo de estágio, estudos e pesquisas, o SOS recebe estudantes e pesquisadores que realizam na ONG sua coleta de dados para realização de seus Trabalhos de Conclusão de Curso e Teses de Mestrado e Doutorado.

No ano de 2009, a instituição deu um passo importante no sentido de se firmar enquanto centro de pesquisa, tendo recebido recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para realização de pesquisa intitulada: “O Fenômeno da Violência de Gênero: a construção e efetividade de um modelo de intervenção institucional.”

O objetivo geral do estudo é contribuir para abordagens de enfrentamento ao fenômeno da violência de gênero, através do rastreamento da construção do modelo de intervenção do SOS Ação Mulher e Família, culminando na verificação de sua efetividade no momento atual.

 

PREMIAÇÃO EM EVENTOS

2ª MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA

O trabalho VIVÊNCIA LÚDICA NO GRUPO DE PAIS: UMA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA foi aprovado na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, e será apresentado por Kainara Cunha, psicóloga voluntária do projeto Recriando Vínculos, do SOS Ação Mulher e Família.

A 2ª edição do evento aconteceu em setembro de 2012, na cidade de São Paulo, marcando o ápice das comemorações dos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil.

Veja entrevista com Kainara Cunha no link http://mostra.cfp.org.br/psicologia-utiliza-o-ludico-contra-violencia-domestica/

Kainara Cunha também apresentou Força e Vida: Histórias de Empoderamento da Comunidade Vida Nova, um vídeo relacionado ao projeto SOS Vida Nova em Família, desenvolvido pelo SOS Ação Mulher e Família no Centro de Integração da Cidadania (CIC), no bairro Vida Nova, em Campinas/SP.

Para este vídeo, Kainara contou com a co-autoria de Carla da Silva, assistente social, e Lúcia Helena Octaviano, advogada e ex-coordenadora do SOS Ação Mulher e Família.

 

Pôster: Violência sexual: um relato de experiência na brinquedoteca

Por Kainara Silva da Cunha

Pôster premiado no I Congresso Científico de Bem-Estar e Qualidade de Vida - Rio de Janeiro / RJ - 28 de agosto de 2011.

 

DISSERTAÇÃO ACADÊMICA - Ticiane Renata Auko - Campinas: PUC - Campinas, 2007.

Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico / Ticiane Renata Auko - Campinas: PUC - Campinas, 2007.

 

Disponibilize sua dissertação ou tese realizada durante estágio no SOS Ação Mulher e Família. 

Entre em contato.