Seminários e Fóruns

  • Fórum sobre Tráfico de Pessoas - 06/12/2016 - Auditório do Senac Campinas - Palestrantes:  Vera Vieira - "Percepção da Sociedade sobre o Tráfico de Mulheres"; Flavia do Bonsucesso Teixeira - “O Tráfico de Pessoas e suas Implicações na Sociabilidade das Travestis”; Flávio Antas Corrêa - "As Vítimas do Tráfico de Pessoas"; Mirian Faury – Moderadora. Organização: SOS Ação Mulher e Família / Centro de Referência e Apoio à Vítima / CRAVI Campinas;

  • Curso de Extensão "Gênero: violência sexual e intrafamiliar na perspectiva multiprofissional", parceria SOS Ação Mulher e Família / CAISM - Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (UNICAMP). 05/08/2016 a 26/08/2016, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Geral: – sensibilizar e instrumentalizar estudantes e profissionais das áreas da saúde e ciências humanas para atuar no enfrentamento da violência contra a mulher, conceituando-o como um problema de saúde pública Específicos; – sensibilizar profissionais e estudantes quanto à necessidade de implantar serviços nas instituições públicas e privadas para prover atenção à violência de gênero, sexual e intrafamiliar; – fornecer aos profissionais atuantes nas instituições públicas, e aqueles ainda em formação, ferramentas básicas de intervenção e referenciamento dos casos, reportando-se à rede de apoio do município; – promover o conhecimento de referencial teórico e metodologia específica sobre a temática de violência de gênero e intrafamiliar; – orientar a implementação das políticas públicas e normatizações do atendimento à saúde para mulheres vítimas de violência sexual e intrafamiliar. Ementa: Curso teórico contemplando as políticas públicas na área da saúde da mulher, com abordagem da violência intrafamiliar e sexual em seus aspectos socioculturais e legais. Serão fornecidos ao profissional formado/em formação: Subsídios teóricos e modelos explicativos que possibilitem o conhecimento e a compreensão do fenômeno da violência de gênero e intrafamiliar, seus fatores causais e precipitantes, formas de manifestação e especificidades do problema. Ferramentas básicas de sondagem e compreensão da dinâmica e do funcionamento dos casos, além de alternativas de intervenção e referenciamento, reportando-se à rede de apoio do município. Professor(es): ARLETE MARIA DOS SANTOS FERNANDES, ADA HELENA MELO DA SILVA, ALOÍSIO JOSÉ BEDONE, ANDRIA CLEIA ALVES, CAROLINA LEME MACHADO DE GODOY, CLÁUDIA DE OLIVEIRA FACURI, LUCÉLIA BRAGHINI, LÚCIA HELENA OCTAVIANO, MIRIAN FAURY, RENATA CRUZ SOARES DE AZEVEDO, ROSANGELA HIGA.

  • Minicurso “Brincando em família: possibilitando diálogos e construindo vínculos” - 18 de setembro de 2015 - Hotel Royal Palm Tower, Campinas /SP;

  •  “II Fórum sobre Violência contra a Mulher: Múltiplos Atores”, parceria SOSAMF e UNICAMP – 27 e 28 de novembro de 2014 - Auditório Centro de Convenções. Universidade Estadual de Campinas, Campus Barão Geraldo;
     
  •  “I Fórum sobre Violência contra a Mulher: Múltiplos Olhares”, parceria SOSAMF e UNICAMP – 09 de abril de 2014 - Auditório Centro de Convenções. Universidade Estadual de Campinas, Campus Barão Geraldo;
     
  • Seminário “Mulher em Foco – ONU 2012” – Discutindo a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher – SOS Ação Mulher e Família / Deputada Federal Aline Corrêa - 30 de março de 2012, Câmara Municipal de Campinas;
     
  • Atendimento Social á mulher vítima de violência, Faculdade Santa Cecília, Mogi Mirim, SP, 2011. Carla da Silva
     
  • Cunha, Kainara S., Leite, Ruth M. C., Mattos, Theresinha J. S., Penteado, Maria Isabel G., Reichiling, Claudia R., Mini curso: Da criança ao adulto – Reconstruindo o Brincar, SOS Ação Mulher e Família, Campinas/SP, duração 8h, 02 de setembro de 2011.
     
  • I Seminário sobre Gênero e Violência “De trapos em preto e branco a retalhos coloridos: os segredos de uma alquimia” - 04 e 05 de novembro de 2010, Auditório D. Gilberto - Campus I da PUC/Campinas;
     
  • Ferramentas Essenciais no Atendimento ás Mulheres Vítimas de Violência. Carla da Silva, Lucia Helena Octaviano e Lucelia Braghini. I SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIAS-“De trapos em preto e branco a retalhos coloridos: os segredos de uma alquimia - 04 de novembro de 2010, SOS Ação Mulher e Família.
  • Mattos, Theresinha J. S., Penteado, Maria Isabel G., Reichiling, Claudia R., RecriandoVínculos, Mini curso oferecido no I Seminário sobre Gênero e Violência - SOS Ação Mulher e Família, Campinas/SP, 04 de dezembro de 2010.
     
  • Penteado, Maria Isabel G., palestrante convidada para o encontro Tecendo a Delicadeza do Encontro, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia SP, Campinas, 15 de dezembro, 2010.
     
  • Penteado, M. I. G. e Espinha, Tatiana G., Curso de Capacitação do Projeto PEGADAS - reconstruindo caminhos com novos saberes - Prefeitura Municipal de Campinas /SP - duração 30 horas, 2009.
     
  •  Penteado, M. I. G., Conversando com crianças em contextos de dificuldades, Grupo de Estudos  com Multiprofissionais que trabalham com Famílias, São José dos Campos / SP, abril-2009.
     
  •  Atenção á Mulheres Vítimas de Violência, PUC Campinas, 2009. Carla da Silva
     
  •  Fórum: “Caminhos e Desafios da Interdisciplinaridade e das Relações Intersetoriais no Cenário da Violência Intrafamiliar” - Realizado em 10 de março de 2006, no Auditório da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) – Campinas.
     
  •  Penteado, Maria Isabel G., Vamos Brincar? Sentindo, Pensando e Agindo, Instituto FAMILIAE, Ribeirão Preto, 2003.
     
  • 2° Curso de Promotoras Legais Populares – coordenação: Inst. Brasileiro de Advocacia Pública/SP, União de Mulheres/SP – realização: SOS Ação Mulher e Família, UNICAMP - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – apoio: Movimento do Ministério Público Democrático, Associação dos Juízes pela Democracia, Centro de Estudos Judiciais de Campinas e Região – CEDES, Procuradoria Geral do Estado, Campinas, 1998.
     
  • 1° Curso de Promotoras Legais Populares – coordenação: Inst. Brasileiro de Advocacia Pública/SP, União de Mulheres/SP – realização: SOS Ação Mulher e Família, UNICAMP - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – apoio: Movimento do Ministério Público Democrático, Associação dos Juízes pela Democracia, Centro de Estudos Judiciais de Campinas e Região – CEDES, Procuradoria Geral do Estado, Campinas, 1998.